NOTÍCIAS
Domingo, 29 de Outubro de 2017, 14h12   (Atualizada 29/10/2017 às 14:12)

EXPOARTE 2017 - Movimento Arte & Cultura do Colégio Jean Piaget, Sinop/MT

Foto por: Suzana P. Corrêa

Diante de nossas experiências como educadores que somos a mais de 30 anos, atuando tanto na rede pública como particular de ensino, temos observado, que uma das áreas com maior grau de interesse e motivação por parte dos alunos, tanto crianças como adolescentes, é a da Arte, atualmente compreendida em uma grande área denominada Linguagens. Dada suas diferentes expressões e especificidades, como as artes visuais, a dança e a música, a vemos, inclusive, como uma área própria, com formas distintas de metodologias e concepções de processos ensino-aprendizagens...

No Colégio Jean Piaget, Sinop/MT fundado a 13 anos, a Arte ocupa lugar relevante como área e componente curricular integrados e em sintonia com as demais áreas. A Arte no Colégio integra-se à História, à Geografia, à Matemática, às Ciências Naturais... E, entre as crianças, especialmente às da Educação Infantil como uma das primeiras manifestações de expressão escrita sobre as visões de mundo das mesmas e do conhecimento desenvolvido na Escola, a partir da introdução da leitura e da escrita convencionais...

Acompanhando diariamente o aprendizado das crianças e dos adolescentes e sistematizando os movimentos de aprendizagem dentro do Colégio Jean Piaget, Sinop/MT, foi se percebendo a instalação natural de um movimento vivo de cultura sincronizado aos campos da Arte especificamente, e em interação com o Conhecimento Já Sistematizado no campo da Matemática; das demais Linguagens como da Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Educação Física;  Ciências Humanas como da Filosofia, Sociologia, História e Geografia; Ciências Naturais como a Biologia, Química, Física e Geologia.

Nessa perspectiva, tem sido possível encontrar elementos reais de aprendizagem, onde os alunos e professores, num movimento rico pelo conhecimento e pela cultura resgatam através da arte memórias que se traduzem pela expressão de belos desenhos, pinturas, música, escrita e composição de livros, construção de brinquedos... Tudo muito vivo e em constante movimento de inquietação, preocupação e renovação.

Ao se inserir e se respeitar todo um movimento de educação, em sincronia com a arte e a cultura, alunos, professores, familiares, educadores em geral e todos que já desejam essa aproximação, naturalmente, buscam por espaços onde possam se expressar e APRECIAR todo um movimento em prol da Educação e de uma Nação... TEM SIDO ASSIM NO COLÉGIO JEAN PIAGET, SINOP/MT!

Fonte: Arte-Educação no Brasil Autor: Ana Mae T. B. Basrbosa
+ Fotos
Voltar


Colégio Jean Piaget Sinop/MT © Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR