Inserir Conteudo
Inserir Conteudo

PROPOSTA CURRICULAR-

A organização da proposta curricular, em consonância às Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Básica, Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de Nove Anos, Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos em vigor e Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9393/1996), constitui-se de uma  Base Nacional Comum, obrigatória e preponderante, complementada por uma Parte Diversificada, que pressupõe a interdisciplinaridade como  articuladora de temas, conceitos e conteúdos, cujo método,  permite a inserção do “novo” em diálogo com o “velho” no caminho de uma projeção curricular de futuro em que homens e mulheres, crianças e jovens, possam na convivência, construir, por meio do conhecimento científico, da cultura concebida de geração para geração, da vida comunitária e da vida afetiva, um amanhã breve, feliz e  justo socialmente, constituindo-se, assim, a face do Colégio Jean Piaget, Sinop/MT.

            Os conteúdos que compõem a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada são organizados por componentes curriculares articulados às áreas do conhecimento, com origem nas disciplinas científicas, no desenvolvimento das linguagens, no mundo do trabalho, na cultura e na tecnologia, na produção científica, nas atividades desportivas e culturais, na área da saúde e incorpora saberes da realidade social, cultural e econômica, da vida política, do desenvolvimento tecnológico, dos movimentos e das mídias sociais e das relações diárias do ser humano com o meio ambiente.

            Os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental Regular – Anos Iniciais e dos Anos Finais estão organizados de acordo com a seguinte proposta:

Ensino Fundamental/Anos Iniciais (1º a 5º anos)

          Base Comum: Linguagens (Língua Portuguesa, Arte e Educação Física); Matemática; Ciências Naturais; Ciências Humanas (História e Geografia) e na Parte Diversificada Informática Educacional e Língua Moderna Estrangeira/Inglês.

       Ensino Fundamental/Anos Finais 

            Base Comum:  Linguagens: (Língua Portuguesa, Língua Moderna Estrangeira/Inglês, Arte, Educação Física; Matemática; Ciências Naturais; Ciências Humanas (História e Geografia) e  PARTE DIVERSIFICADA com Língua Estrangeira/Espanhol, Filosofia e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

            A matriz curricular no item “Matrizes Curriculares” deste PPP, foi descrita e organizada de acordo com os pressupostos acima e em sintonia com o que determina a legislação pertinente, também descrita  no caput deste item, com uma carga horária mínima de 800 horas em 200 dias letivos para o Ensino Fundamental de Nove Anos Regular – Anos Iniciais; 800 horas em 200 dias letivos para o Ensino Fundamental Regular – Anos Finais; 1600 (mil e seiscentas) horas em quatro semestres para o Ensino Fundamental-EJA - 1º Segmento – Anos Iniciais; 1600  (mil e seiscentas) horas para o Ensino Fundamental-EJA – 2º segmento – Anos Finais.

            O ensino de História do Brasil leva em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígenas, africana e europeia.  A história e as culturas indígena e afro-brasileira, estão presentes aos conteúdos desenvolvidos no âmbito de todo o currículo e, em especial, no ensino de Arte, Literatura e História do Brasil, assim como a História da África. Esse conjunto de conteúdos visam assegurar o conhecimento e o reconhecimento desses povos para a constituição do Brasil, de forma a possibilitar a ampliação do leque de referências culturais de toda a comunidade escolar, assim como  refletir sobre suas concepções de mundo, e aprendizado de  convivência com outras concepções, incluindo a possibilidade de mudanças, numa perspectiva transformadora onde os conhecimentos comuns veículados pelo currículo acrítico adquiram uma nova “roupagem” no caminho da construção de identidades mais plurais, éticas e solidárias.

            A música constitui conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular Arte, o qual compreende também as artes visuais, o teatro e a dança. No Colégio Jean Piaget, Sinop/MT a Música além de proposta na Base Comum é reforçada junto à Parte Diversificada.

            A Educação Física, componente obrigatório, integra a proposta e traz para o centro das aulas as nocões de corporeidade, a ludicidade integrada ao aprender, assim como a importância dos jogos coletivos e individuais na formação das identidades coletivas e individuais.

            Temas abrangentes e contemporâneos que afetam a vida humana em escala global, regional e local e individual são mobilizados pelos professores de modo a provocar interações junto aos componentes e às áreas curriculares na interpretação de suas causas, sempre por meio do conhecimento científico, incluindo o debate para a superação de obstáculos. Temas como saúde, sexualidade e gênero, vida familiar e social, assim como os direitos das crianças e dos adolescentes, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), preservação do meio ambiente, educação para o não consumismo, educação fiscal, trabalho, ciência, tecnologia, e diversidade cultural permeaiam todo o currículo.

 

+ FOTOS


Colégio Jean Piaget Sinop/MT © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR